terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Anvisa suspende lote de medicamento antidepressivo


A Anvisa suspendeu, na última quinta-feira (20/02), o lote 2444408 do medicamento Amitriptilina 25 mg comprimidos, fabricado pela empresa Laboratório Teuto Brasileiro S/A e com validade até 08/2015. O fabricante comunicou que o lote em questão contém unidades embaladas erroneamente com cartonagens de outro medicamento.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União. Click RDC N° 594 de 19 do 02 de 2014 e confira a norma na íntegra.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Treinamento de Novas Tecnologias em Processamento de Artigos em Serviços de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde/Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde, por meio desta superintendência, realizará para os servidores abaixo relacionados o Treinamento de Novas Tecnologias em Processamento de Artigos em Serviços de Saúde, na data de 11 de março de 2014, das 14h às 17h no auditório da Vigilância em Saúde.

O referido evento será ministrado pela Enfermeira Helena Presoto e tem o objetivo de capacitar, atualizar e uniformizar conhecimentos sobre novas tecnologias em processamento de artigos em serviços de saúde, para profissionais de Vigilância Sanitária.

Nesse sentido, aguardamos confirmação da participação dos referidos servidores até o dia 28 de fevereiro de 2014 às 18h, para providências de material e outros procedimentos:

- Servidores do Departamento de Serviços de Saúde:
                        Rosélia Santos
Rosemary Medeiros
Diane Borges
João Nery Costa
Etevaldo Castro
Erick Carvalho
Ione Barcelos
Maria do Socorro Balby
Lenimar Couto
Maria da Paz Sangiorgi
Mauricio Rabelo
Marlene Bezerra
Raquel Goes Carvalho

- Departamento de Produtos:
Maria Lucia Filgueiras
Analy Lustrosa
Luiz Magno Castro

Maiores esclarecimentos com o Núcleo de Educação e Comunicação desta Superintendência das 13 às 19 horas ou e-mail visa_ngp@hptmail.com

Oficina de Pactuação de VISAS

O Núcleo de Descentralização desta Suvisa, no período de 4 a 7 de fevereiro do corrente ano, foi realizando uma Oficina para avaliação das ações de Visa do ano de 2013 e Pactuação para o ano de 2014. a Oficina foi direcionada aos Coordenadores e Técnicos de Visa dos municípios, no total foram convidados para participar da oficina 128 (cento vinte e oito) municípios, a Suvisa disponibilizou 2 (duas) vagas por município. O evento realizou-se em 2 (dois) turnos no Auditório Dr. Wellington, no Prédio da Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde.

PROGRAMAÇÃO:
Das 08h:30min às 08h:45min - Abertura;
Das 08h:45min às 12h:00min - Apresentação da avaliação da Programação Anual de Visa de 2013, conforme planilhas enviadas aos municípios convidados, com intervalo das 10h:00min às 10h:45min;
Das 12h:00min às 13h:30min - Intervalo para o almoço.
Das 13h:30min às 18h:00min - Apresentação da avaliação da Programação Anual de Visa de 2013, conforme planilhas enviadas aos municípios convidados, com intervalo das 15h:30min às 15h:45min.

O evento foi divido em grupos diários, com a participação de 27 (vinte e sete) municípios por dia. Durante o evento foi disponibilizado aos participantes, almoço no local. Apesar da Suvisa ter se preparado e comunicado com antecedência e até ter recebido a confirmação dos municípios em participar do evento, a participação ficou aquém do esperado, para a Suvisa é lamentável que os gestores municipais não deem importância para um evento dessa monta.

Durante o evento, ficou contatado que todos os municípios por motivos diversos não conseguiram cumprir com suas metas e seus representantes deverão retornar aos seus locais de origem e fazer ajustes em suas programaçlões para o ano de 2014.

Segundo as representantes do município de Imperatriz, Asenete e Rosilene, as metas de seu município não foram cumpridas por falta de apoio logístico, transporte, pois a referida Vigilância possui somente um veículo, atendendo na sua maioria denuncia sobre o meio ambiente.

Alguns Municípios Participantes:
Açailândia, Água Doce, Araioses, Cajari, Capinzal do Norte, Duque Bacelar, Esperantinópolis, Estreito, Formosa da serra Negra, Fortuna, Godofredo Viana, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luis Rocha, Grajaú, Guimarães, Igarapé do Meio, Imperatriz, Itaipava do Grajaú, Itinga, Joselândia, Junco do Maranhão, Lima campos, Luis domingues, Porto franco, Santa Luzia do Paruá, São francisco do Brejão, senador Alexandre Costa, Sucupira do Norte e Vargem Grande.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Inutilização de produtos















A Suvisa, no fim do ano passado, 2013, firmou convênio com a STERICYCLE, uma empresa especializada na coleta e gerenciamento de resíduos  de saúde, e neste início de 2014, foram recolhidos do depósito desta Suvisa e encaminhados para incineração o quantitativo de 2,7 toneladas de produtos apreendidos durante as ações de inspeções e fiscalizações, realizadas na capital e interior do estado. 80% destes produtos eram saneantes sem registro e/ou falsificados, outros tantos eram alimentos e medicamentos vencidos, dentre estes medicamentos muitos são controlados, apreendidos durante ação de fiscalização com constatação de caixa "2".