terça-feira, 27 de maio de 2014

Manual da Qualidade em Visa II

                   Após a Auditoria pela qual passou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, realizada por Auditores Internacionais, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária - SNVS, ficou em xeque, haja vista o Grupo Técnico de Auditores, terem identificado falhas de entendimento entre os três entes federados (Municipal, Estadual e Federal).
                        Por conta da identificação de falhas na comunicação entre as três esferas, o Grupo Técnico de Auditores, redigiu um relatório de exigências, para as quais a ANVISA, deverá cumprir com as correções.
                 A partir desse relatório de exigências,  o SNVS, sentiu a necessidade de harmonizar suas ações em todo o território nacional, dando enfase, em primeiro plano, o setor de medicamentos, mais precisamente as indústrias de insumos e produtos farmacêuticos. Neste primeiro momento também estão contempladas as indústrias de produtos para Saúde (antigos correlatos), Distribuidoras de medicamentos e de Produtos para a Saúde.
                           O Maranhão, é um estados que não possui parque fabril de medicamentos, contando apenas com uma indústria de insumos farmacêuticos no interior do estado (Barra do Corda), 116 (cento e dezesseis) Distribuidoras de Medicamentos, 32 (trinta e duas) Farmácias de Manipulação e 67 (sessenta e sete) Distribuidoras de Produtos para a Saúde, espalhadas por todo o estado (Fonte: Deprod).
                           Num segundo momento também farão parte do Programa de Qualidade, instituído pela ANVISA, Farmácias de manipulação, bem como as áreas de Alimentos, Cosméticos e Saneantes.  Neste novo modelo de inspeção, quando então as Equipes de Inspetores da Suvisa, estão avaliando minuciosamente as atividades desenvolvidas pelas empresas, 12 (doze) estabelecimentos já foram inspecionados, em todos eles foram identificadas "Não Conformidades" e relatadas em Relatório de Inspeção - RI. Segundo despachantes e Responsáveis das empresas, estes relatórios são muito minuciosos.
                           A partir dessa nova ótica de inspeção, quando será cobrado na íntegra a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC N° 802/98, os RI, deverão ser encaminhados à ANVISA, via Sistema CANAIS, sistema implantado pela ANVISA. As empresas têm um prazo de 20 (vinte) dias, a contar do recebimento do RI, para apresentar um cronograma de execução, para correção das exigências, apontadas no referido RI.

Manual da Qualidade em Visa

Estado do Maranhão
Secretaria de Estado da Saúde
Superintendência de Vigilância Sanitária
Núcleo de Educação e Comunicação
Data: 26.05.2014
Matéria: Rociléa Dourado
          Suvisa lança Manual Estadual de Gestão da Qualidade de Documentos e Procedimentos.
                  Com o propósito de alcançar qualidade e padronização das atividades de inspeção em todo Maranhão, e entre órgãos que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), a Secretaria de Estado da Saúde (Ses) por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa),lançou o Manual Estadual de Gestão da Qualidade de Documentos e Procedimentos.
                  O lançamento foi realizado durante a Oficina de Trabalho para Elaboração e Gestão de Documentos relacionados à garantia da Qualidade do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Suvisa, na quinta-feira (22) e sexta-feira (23), no Hotel American Flat, na Ponta d’Areia. 
             Para o Superintendente Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Jessé Silva Gonçalves, o manual servira de orientação para que os municípios do Estado elaborem seus próprios manuais. “Além de estabelecer diretrizes e orientações para padronização dos procedimentos e legislações dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária o manual elaborado pela Suvisa servirá ainda de referencia para que cada vigilância sanitária municipal desenvolva seu manual levando em consideração a realidade local”, disse.
                   No Maranhão, um Grupo de Gestão foi estabelecido pela Suvisa, com o objetivo de criar e revisar procedimentos e Documentos e assessora as vigilâncias sanitárias municipais na elaboração de seus manuais padrão de qualidade.
                 Além da Coordenadora Analy Castro Lustosa Cavalcante o Grupo de Gestão Estadual tem como componentes: Paulo Jessé Silva Gonçalves (Superintendente Estadual de Vigilância Sanitária), Raimundo Nonato dos Santos (Chefe do Departamento de Produtos), Rosélia de Jesus Santos (chefe do Departamento de Serviço de Saúde),   Maria do Carmo Diniz Pinheiro (Chefe do Departamento de Vigilância Ambiental), Iracilda Santos Silva e Arlete Rose Oliveira Launé do Núcleo de Educação e Comunicação da Suvisa.        
                   “A Suvisa do Maranhão sai na frente com a criação do manual. A oficina tem o propósito de fortalecer a Suvisa Estadual. Vale ressaltar que um sistema de qualidade tem o propósito de assegurar que padrões de qualidade adequados sejam mantidos”, observou a técnica da ANVISA Thais Mesquita do Couto Araújo.