quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Campinas suspende exames feitos com contraste


Recomendação da suspensão é para exames de ressonância magnética e de tomografia feitos com o medicamento.

A Vigilância Sanitária (Visa) de Campinas recomendou a suspensão de exames de tomografia e ressonância magnética feitos com o medicamento contraste, em todas as clínicas e hospitais particulares ou públicos da cidade. A recomendação aconteceu após a morte de três pessoas que realizaram os exames entre o fim da tarde e o início da noite desta segunda (28) no Hospital Vera Cruz, em Campinas.

Segundo a Visa, a suspensão deve ser mantida até que as causas das mortes sejam apuradas.
De acordo com nota divulgada pela secretaria de saúde, o pedido não inclui casos de emergência. (Veja a nota oficial abaixo na íntegra).

A recomendação vale para os hospitais públicos Celso Pierro, Ouro Verde, Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp e Mário Gatti; para as clínicas particulares Radiologia Clínica de Campinas (RCC), Clínica de Imagens Médicas (CIM), Diagnóstico por Imagem (CDE). Hospitais particulares como o Centro Médico Campinas e o Hospital Samaritano também vão receber a notificação com a recomendação da Secretaria de Saúde de Campinas.
Ainda de acordo com a nota, o prefeito Jonas Donizette cancelou os compromissos agendados desta terça-feira (29), em Brasília e está voltando a Campinas para acompanhar a apuração dos fatos. A secretaria estadual de saúde também está no local e vai investigar, junto a Vigilância de Campinas, a hipótese de que a substância usada nos exames estaria contaminada.

Uma equipe da Prefeitura Municipal de Campinas faz no momento um levantamento em todos os hospitais da cidade que realizam o tipo de exame. Técnicos e vigilantes foram enviados ao Vera Cruz para investigação nos procedimentos e nos equipamentos.

A sala de exames do Hospital Vera Cruz está lacrada desde a noite da segunda-feira (28), quando a Vigilância da Saúde recebeu a informação da primeira morte.

Confira a nota da Vigilância Sanitária de Campinas:A Vigilância Sanitária de Campinas, seguindo orientação do prefeito Jonas Donizette e do secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, recomendou, agora pela manhã, que todos os hospitais e clínicas da cidade suspendam temporariamente os exames de rotina de ressonância magnética e de tomografia, feitos com contraste, até que se apure as causas das mortes ocorridas na segunda-feira, dia 28 de janeiro, à noite, no hospital Vera Cruz. O pedido não inclui os casos emergenciais.
O prefeito Jonas Donizette antecipou para o período da manhã todos compromissos de sua agenda de Brasília desta terça-feira, dia 29, e já está retornando para Campinas, a fim de acompanhar de perto a apuração dos fatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário