quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Projeto sobre BPF para donos de usinas de arroz

No dia 23 de janeiro do 2012, a Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão - SUVISA/MA. Por meio do Departamento de Registro, Fiscalização e Controle de Produtos Relacionados à Saúde - DPROD / Núcleo de Alimentos - NUALI. Deu início ao desenvolvimento do "Projeto de Fortalecimento das Ações de Controle Sanitário na Cadeia Produtivo do Arroz nos Municípios de Ocorrência do Beribéri no Maranhão". o referido projeto, encontra-se sob a supervisão do Engenheiro Agrônomo e Mestre em Saúde e Ambiente Raimundo Nonato dos Santos, Chefe do DPROD.
Justificativa:
As lavouras de arroz no Maranhão, caracterizam-se por um sistema rudimentar de produção, desenvolvidas por pequenos agricultores, caracterizando um sistema de subsistência, não sendo utilizado mecanização agrícola.
O plantio é realizado após o agricultor realizar capina do terreno e tocar fogo no mato, caracterizando o chamado cultivo "no toco". A colheita é realizada de forma manual e as Panículas (cachos) de arroz são armazenados sobre postos uns aos outros em forma de medas em paiol ou ao ar livre. como algumas panículas são colhidas ainda verde e armazenadas juntos com as maduras, todas com alto índice de concentração de água, favorecem o aparecimento de fungos. Após seco os cachos são batidos, ensacados e armazenados sobre estrados ou jirau, nas usinas, paiol ou residência, favorecendo o crescimento de fungos e aparecimentos de pragas, tais como ratos.
Objetivo Geral:
Implementar um conjunto de ações de mobilização, educação e comunicação em Vigilância Sanitária, bem como identificar os riscos decorrentes da cadeia produtiva do arroz e recomendar a adoção de medidas de controle com a finalidade de eliminar, diminuir ou prevenir riscos á saúde.
Objetivos Específicos
Cadastrar e inspecionar 100% das usinas beneficiadoras de arroz, existentes nos municípios de: Alto Alegre do Pindaré, Amarante, Açailândia, Bom Jardim, Barra do Corda, Davinópolis, Grajaú, Governador Edson Lobão, Governador Newton Belo, Montes Altos, São João do Carú, Santa Luzia do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Senador La Rocque e Zé Doca ;
Coletar amostas de arroz para pesquisa de fungos;
Realizar capacitação de agricultores, proprietários de usinas, profissionais de Vigilância;
Elaborar, confeccionar e distribuir material educativo;
Período estimado para desenvolvimento do Projeto
O projeto terá duração de 12 (doze) meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário