sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Curso Básico de VISA III


Estado do Maranhão
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde - SAVIS
Superintendência de Vigilância Sanitária - Suvisa
Data:14.02.2013
Matéria: Rociléa Dourado
                        
            
SES/SAVIS/SUVISA CAPACITA PROFISSIONAIS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Capacitar profissionais de saúde com habilidades para desenvolver ações específicas de Vigilância Sanitária é o principal objetivo do Curso de Capacitação nas Ações de Vigilância Sanitária e Oficina para elaboração da Programação Anual de VISA, que será realizado na próxima segunda-feira (18), no Holiday Inn Hotel, no São Francisco.
A iniciativa do treinamento é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde (SAVIS) e da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), o curso se estenderá até a próxima sexta-feira (22), e acontecerá nos turnos: matutino das 08h00min às 12h00min e vespertino das 13h30min às 17h30min.
                “Nossos técnicos não medirão esforços no sentido de informar e orientar os profissionais de Vigilância Sanitária sobre as mais recentes Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como também sobre  procedimentos específicos das ações de Visa. O curso é uma oportunidade impar  para quem vai começar a desenvolver ações voltadas para área da Vigilância Sanitária”, enfatizou o Superintendente Estadual de Vigilância Sanitária, Dr. Paulo Jessé Silva Gonçalves.
Dentre os assuntos debatidos pelos técnicos da Suvisa com os participantes: História e Missão da Vigilância Sanitária; Ações de Educação e Mobilização no Contexto da Vigilância Sanitária; Licenciamento Sanitário; Sistema Nacional de Informação Em Vigilância Sanitária – Sinavisa; Legislação Sanitária; Uso da Comunicação Em Vigilância Sanitária; Vigilância Sanitária de Serviços De Saúde; Alimentos; Medicamentos, entre outros.
                       Participarão do treinamento, profissionais de Vigilância Sanitária dos municípios de Altamira do Maranhão; Bacabal; Bom Lugar; Brejo de Areia; Conceição de Lago-Açu; Lago Verde; Marajá do Sena; Olho D’Agua das Cunhãs; Paulo Ramos; São Luís Gonzaga; Buriti Bravo; Vitorino Freire; Parnarama; Matões e Buriticupu.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Curso Básico de VISA II

No período de 04 a 08 de fevereiro do corrente ano, a Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão, Suvisa - MA. Realizou no convento das Merces, o II Curso de Básico em Vigilância Sanitária, destinado às Visas Municipais. O curso foi ministrado por técnicos da Suvisa e aconteceu em período integral, manhã e tarde, das 08h:00 às 12h:00 e das 13h300min às  17h:30min, totalizando uma carga horária de 40 horas.
Estiveram presentes no referido curso, Coordenadores de Visas, Técnicos e Fiscais. Segundo informações do Núcleo de Educação e Comunicação - NEC, da Suvisa, 13 (treze) Municípios enviaram 30 (trinta) representantes, assim distribuídos: Alto Alegre do Maranhão - 3 (três) participantes; Arame - 1 (um) participante; Buriticupu - 4 (quatro) participantes; Coroatá - 4 (quatro) participantes; Cururupu - 1 (um) participante; Graça Aranha - 2 (dois) participantes; Godofredo Viana - 3 (três) participantes; Miranda - 1 (um) participante; Poção de Pedras - 3 (três) participantes; Porto Rico - 3 (três) participantes; São Vicente de Ferrer - 1 (um) participante; São Pedro dos Crentes - 1 (um) participante e Satubinha - 3 (três) participantes.
Apesar do curso ter sido ministrado, no período carnavalesco, houve a participação de 100% dos Coordenadores, Técnicos e Fiscais, que se deslocaram de seus municípios até a capital do estado.
Este curso, assim como o que lhe antecedeu, fazem parte da pactuação e programação do NEC, que foi estabelecida no ano de 2012. Ainda estão programados, seguindo a programação de 2012, mais dois cursos para acontecerem até o fim do mês de março deste ano.
Sempre é bom salientar, que por conta das trocas de gestores que houveram na administração pública municipal de alguns municípios, também houve mudanças nos quadros das Vigilâncias Sanitárias, por conta de tudo isso, é que se faz necessário, estes treinamentos, como forma de orientar os novos Coordenadores, Técnicos e Fiscais, quanto a forma de abordagem durante uma fiscalização e o que eles podem e devem desenvolver como atividade de fiscalização sanitária em seus municípios.
Aguardamos novos cursos e novos participantes, e esperamos que os esclarecimentos e discussões, em sala de aula, entre os instrutores e colegas dos municípios participantes, sirvam como incentivo e até mesmo como mudanças de paradigmas, até então estabelecidos atestando o que pode ou não pode ser realizado pelas equipes de fiscalização sanitária em seus municípios.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

AÇÃO PREVENTIVA

"A Anvisa está acompanhando a investigação sobre as três mortes ocorridas, nesta segunda-feira (28/1), no Hospital Vera Cruz, em Campinas, São Paulo. A ação da Agência, que enviou três técnicos para Campinas, soma-se à investigação já em curso das vigilâncias sanitárias estadual e municipal.

Dois óbitos ocorreram durante procedimento de exame de ressonância magnética e um após o exame. Diante da possibilidade de algum risco à saúde, as vigilâncias estão adotando uma ação cautelar para evitar danos à saúde da população."


FONTE:ANVISA


A partir do evento ocorrido no Hospital Vera Cruz, em Campinas - SP e o recebimento da Carta-Circular nº 04/2013 - GFARM/NUVIG/ANVISA/MS - Comunicação referente à ação em Campinas, a Suvisama, considerando a importância da matéria e focando na prevenção da saúde da população, utilizando do princípio da precaução, realizou inspeção em 7 hospitais da Capital e um do Interior, buscando encontrar lotes do produtos utlisados por aquela unidade de saúde (Hospital Vera Cruz), e até a presente data não foram encontradas nenhuma amostra, apesar de não constatar o uso das substancias, a SUVISAMA expediu um Ofício Circular nº 58/2013-SUVISA/SES-MA, a todos os hospitais do estado que foram fiscalizados e que realizam ressonância magnética, com seguinte teor "Determina a interdição cautelar dos lotes dos medicamentos abaixo relacionados, enquanto durarem as investigações em andamento por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária."

O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo em ação conjunta com o Grupo Estadual de Vigilância Sanitária (GVS) Campinas e o Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) do município de Campinas iniciaram investigação no Hospital Vera Cruz, localizado no município de Campinas/SP, para verificar as possíveis causas dos óbitos ocorridos em três pacientes que fizeram exame de ressonância magnética, nesta segunda-feira (28/1/13).
Em virtude dessa ação, o CVS determinou a interdição cautelar de alguns lotes dos medicamentos utilizados nos procedimentos, enquanto durarem as investigações por parte das autoridades sanitárias envolvidas.

O Centro de Vigilância Sanitária - CVS do Estado de São Paulo, publicou no Diário Oficial do Estado - DOE, o Comunicado CVS 007/13 – GT Medicam ent os/NFV/DITEP, de 30-1-2013,
estabelecendo quais os medicamentos estariam sob investigação.