Neste três primeiros meses do ano, a Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão - Suvisa/MA, em cumprimento as metas pactuadas para 2012 pelo Núcleo de Educação e Comunicação - NEC, mas que não puderam ser cumpridas, vem tentando de forma satisfatória cumprir com a pactuação daquele Núcleo.
Esta semana está terminando o V curso de Ações Básicas em Vigilância Sanitária, voltados para os municípios, e na próxima semana será realizado no Auditório do Prédio da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária o VI Curso de Ações Básicas em Vigilância Sanitária.
Todos os cursos acontecem em dois turnos (matutino e vespertino), com carga horária de 40hs e são ministrados por Técnicos da própria Suvisa, abordando temas como: Inspeção em estabelecimentos da área de alimentos, medicamentos, produtos para a saúde (correlatos), saneantes e serviços de saúde, aos participantes são repassadas ainda noções sobre direito sanitário, formação de processos e planejamento em Visa.
Segundo informações obtidas no NEC, com a Coordenadora de Cursos, Dra. Arlete Santos. "Desde janeiro deste ano, já foram ministrado curso para 57 (cinquenta e sete) municípios, com um total de 132 (cento e trinta e dois) fiscais. Para a próxima semana (18 a 22), são esperados 33 (trinta e três) municípios, com expectativa de público estimada em 40 (quarenta) pessoas."
A expectativa com a conclusão destes cursos é que as visas municipais, muitas delas tiveram seu quadro de pessoal substituído, possam desenvolver as ações pactuadas de forma satisfatória, prevenindo os riscos e agravos à saúde da população.
A população tem o direito de saber a onde reclamar sobre possíveis fatos ou circunstâncias que possam colocar em e risco a sua saúde, o dever de denunciar essas agressões á saúde pública e a Vigilância Sanitária local a obrigação de investigar e coibir essas práticas danosas à saúde da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário