quinta-feira, 22 de novembro de 2012

6 COISAS PARA VOCÊ SABER ANTES DE SE MEDICAR

VOCÊ SABERIA FALAR SOBRE OS ITENS ABAIXO?
1 - Medicamento ou Remédio?
2 - Para que servem as tarjas das embalagens?
3 - Como identificar as embalagens falsificadas?
4 - Medicamentos intoxicam?
5 - Qual a diferença entre alimentos e medicamentos?
6 - Como fazer propaganda de medicamentos?


MEDICAMENTO OU REMÉDIO?
Todo medicamento é um remédio, porém nem todo remédio é um medicamento.
REMÉDIO: É todo e qualquer cuidado ou providencia tomada, que possa aliviar a dor ou ajudar a combater a doença de alguém.
Por exemplo: Massagens, Chá caseiro, Fisioterapia, Caminhada, Acupuntura, etc...
MEDICAMENTO: É uma fórmula farmacêutica (cápsula, comprimido, xarope, creme, pomada, drágea, entre outros) produzida em laboratório e utilizada para prevenir ou curar doenças, ajudar nas funções do nosso organismo, aliviar sintomas de mal estar ou ajudar a detectar doenças.

PARA QUE SERVEM AS TARJAS DAS EMBALAGENS?
Suas cores e seus significados.
        MEDICAMENTO COM TARJA PRETA:Só podem ser comprados com a entrega da receita médica para o balconista ou farmacêutico. A venda desses medicamentos é controlada pelo governo e, por isto, a receita fica retida e o comprador deve fornecer os seus dados (nome, endereço e o número da carteira de identidade).
      MEDICAMENTO COM TARJA VERMELHA:Alguns medicamentos com tarja vermelha, também seguem a mesma regra para medicamentos com "tarja preta". Estes medicamentos, além da "tarja vermelha", também trazem na embalagem a frase "venda sob prescrição médica - só podem vendidos com a retenção da receita"
     MEDICAMENTOS SEM TARJA: Estes medicamentos podem ser comercializados sem a retenção da receita médica, porém só compre medicamentos, com indicação do seu médico.
Obs: A "tarja amarela" juntamente com uma letra "G" na embalagem significam que se trata de um medicamento genérico. logo, este tipo de faixa não indica restrição quanto à venda.

COMO IDENTIFICAR AS EMBALAGENS FALSIFICADAS?
Dicas para identificar falsificações.
       Nas caixas de medicamentos, geralmente nas laterais, existe uma área especial que deve ser raspada com objeto metálico - como nos jogos de raspadinha-, para verificar se o medicamento é autêntico. Sob a área raspada da embalagem deve aparecer o nome do laboratório fabricante e a palavra "qualidade".
A CAIXA DO MEDICAMENTO E SUA EMBALAGEM DEVEM ESTAR LACRADAS.
NÃO COMPRE MEDICAMENTO SE O LACRE DE SEGURANÇA ESTIVER VIOLADO OU ROMPIDO.
EM CASO DE SUSPEITA DE FALSIFICAÇÃO, DENUNCIE PARA O DISQUE SAÚDE:
0800 61 1997
OU NA VIGILÂNCIA LOCAL DO SEU ESTADO OU MUNICÍPIO.
MA (098) 3275 4278

MEDICAMENTOS INTOXICAM?
Os medicamentos são responsáveis por mais de 30% das intoxicações humanas no Brasil.
         Dentre todos os países da América Latina, a população brasileira é uma das que apresenta maior tendência para comparar medicamentos sem consultar o médico. Os principais consumidores são adultos e jovens adultos.
Não se arrisque! Procure sempre orientações de um profissional de saúde.
Em caso de suspeita de intoxicação, ligue para o DISQUE INTOXICAÇÃO: 0800 722 6001.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALIMENTOS E MEDICAMENTOS?
Um alimento não pode ser anunciado como responsável pela cura de doenças.
        Uma alimentação balanceada é indispensável para o alcance e manutenção de uma boa saúde, mas não se pode atribuir ao alimento propriedades de cura e tratamento de doenças. Embora existam no mercado, alimentos sendo vendidos em formas tipicamente farmacêuticas (cápsulas, comprimidos, xaropes, entre outros), eles não devem e não podem confundidos com medicamentos.


COMO FAZER PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS?
As propagandas de medicamentos têm regras e informações obrigatórias e não podem ser tratadas da mesma maneira que as de outros produtos.
Os medicamentos, embora sejam bens de consumo, não são bens de consumo comuns, tais como: roupas, cds, revistas, dentre outros. São bens de saúde! Por isso devem ser tratados como instrumentos de promoção, recuperação e manutenção do bem-estar, portanto, não podem ser anunciados como produtos de livre mercado.
A propaganda de medicamentos deve veicular informações exatas e fidedignas, indicações, composição, efeitos terapêuticos e tóxicos, além de não difundir informações incompletas sobre o produto.
A publicidade só é permitida para os medicamentos de venda sem prescrição médica (sem tarja na embalagem). É proibido fazer propaganda de medicamentos com "tarja vermelha ou preta". estes produtos só podem ser anunciados para profissionais de saúde que podem receitá-los (prescritores).
A propaganda de medicamentos sem tarja devem apresentar, obrigatoriamente:
1 - Nome comercial do medicamento;
2 - Nome do princípio ativo;
3 - Número de registro no órgão competente do Ministério da Saúde, ANVISA 9 Agência nacional de Vigilância Sanitária);
4 - Contra indicação;
A advertência: "A PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".

FONTE: FOLHETO DA ANVISA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário