sexta-feira, 16 de novembro de 2012

AVENIDA LITORÂNEA

Nesta Terça-feira (6/11/2012), a Superintendência de Vigilância Sanitária - Suvisama, reuniu no Auditório Dr. Wellington, prédio a onde funcionam as Superintendências de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, donos de bares e restaurante, com a finalidade de discutir melhorias no que se refere as instalações físicas e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.
Na oportunidade, a Suvisama, através do Departamento de Registro, Fiscalização e Controle de Produtos Relacionados à Saúde - Deprod e do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental - Devisa, discutiu com os proprietários dos estabelecimentos, os pontos críticos que foram observados em inspeções realizadas naqueles estabelecimentos. Aos representantes dos estabelecimentos foram distribuídas cartilhas de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC Nº 216/2004) e cartilhas de como realizar a higienização de caixas d'água.
Na oportunidade, os técnicos da Suvisa e da Secretaria de Meio Ambiente - SEMA, apresentaram aos presentes (donos de bares / restaurante e/ou seus responsáveis), as não conformidades, constatadas durante as fiscalizações realizadas naqueles estabelecimentos, foram apontados pontos críticos, que favorecem a possíveis focos de contaminação dos alimentos, bem como de crianças e adultos que se aventure a brincar na areia, por conta das águas servidas e de banheiros que escorrem a céu aberto, sem nenhum tratamento.
Alguns estabelecimentos carecem de reformas que visem a modificação de suas cozinhas e canalização de seus esgotos. Os estabelecimentos que cumprirem comas determinações da Suvisa, sofreram sanções sanitárias, que vão desde uma simples advertência até um multa, conforme estabelece o código sanitário vigente.
Tos os presentes, além das cartilhas, receberam também cópias dos relatórios de inspeção de seus estabelecimentos. Relatórios estes, que serão encaminhados ao Ministério Público e demais órgãos competentes e envolvidos com a segurança e padronização de estabelecimentos naquele logradouro.
Este é um trabalho conjunto da Suvisa e da SEMA, que visa estabelecer um padrão uniforme para os bares / restaurantes da orla marítima e localizados na Avenida Litorânea. Além de estabelecer uma padronização, um segundo ponto de relevante importância é a garantia da qualidade da alimentação e das bebidas servidas naquela localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário