segunda-feira, 19 de novembro de 2012

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Higienização das mãos. Quando e como fazer!
Mãos limpas, são mãos seguras. Suas mãos estão limpas?
QUANDO? Seus 5 momentos para a higienização das mãos.
1 - Antes de contato com o paciente.
Quando? Higienize as mãos antes de entrar em contato com o paciente.
Por quê? Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos presentes nas mãos do profissional e que podem causar infecções.

2 - Antes da realização de procedimento asséptico.
Quando? Higienize as mãos imediatamente antes da realização de qualquer procedimento asséptico.
Por quê? Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos das mãos do profissional para o paciente, incluindo os microrganismos do próprio paciente.
3 - Após risco de exposição a fluidos corporais.
Quando? Higienize as mãos imediatamente após risco de exposição a fluidos corporais (e após a remoção de Luvas).
Por quê? Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência imediatamente próximo ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.
4 - Após contato com o paciente.
Quando? Higienize as mãos após contato com o paciente, com superfícies e objetos próximos a ele e ao sair do ambiente de assistência ao paciente.
Por quê? Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde, incluindo superfícies e os objetos próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do próprio paciente.
5 - Após contato com as áreas próximas ao paciente.
Quando? Higienize as mãos após tocar qualquer objeto, mobília e outras superfícies nas proximidades do paciente - mesmo sem ter tido contato com o paciente.
Por quê? Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde, incluindo superfícies e objetos imediatamente próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do paciente a outros profissionais com pacientes.
Como fazer a fricção anti-asséptica das mãos com preparações alcoólicas?
Friccione as mãos com preparações alcoólicas! Higienize as mãos com água e sabonete apenas quando estiverem visivelmente sujas!
Duração de todo o procedimento: de 20 a 30 segundos.

Como higienizar as mãos com água e sabonete?
Higienize as mãos com água e sabonete apenas quando estiverem visivelmente sujas! Senão, friccione as mãos com preparações alcoólicas!
Duração de todo o procedimento: de 40 a 60 segundos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário