sexta-feira, 26 de julho de 2013

GESTÃO DA QUALIDADE NAS EMPRESAS DE ALIMENTOS E NOÇÕES DE AUDITORIAS

               No período de 15 a 19 de julho do corrente ano, no horário das 17h:00min às 22h:00min, aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão - FIEMA, próximo ao elevado da Cohama. O Curso de Gestão da Qualidade nas Empresas de Alimentos e Noções de Auditorias.
          O curso foi ministrado, por Alexander Dornelles, Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRural/RJ e Pós-Graduado pela UFRJ, UFSC, UnB e UFF. Desde o ano de 2004, atua como Fiscal Federal Agropecuário, na área de Inspeção Higiênico - Sanitária e Tecnologia de Produtos de Origem Animal do Serviço de Inspeção Federal.
      Atualmente o Dr. Alexander Dornelles, desenvolve um projeto de aperfeiçoamento para fomentar a participação de Estados e Municípios no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do Sistema Uniformizado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) na Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o Projeto de regionalização.

OBJETIVO DO CURSO
                       Contribuir para a melhoria do desempenho de todos os profissionais interessados na atualização da cadeia produtiva de alimentos de origem animal, de modo a assegurar que a qualidade dos alimentos atenda o mercado nacional e internacional, não colocando em risco a integridade física e saúde dos consumidores.

PÚBLICO ALVO
                     Empresários, Ténicos de órgãos reguladores, Profissionais e estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Nutrição e demais áreas afins.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução à Qualidade (4h):
- Histórico da qualidade;
- Princípios;
- Principais sistemas de qualidade.
Autocontroles (12h)
- Boas práticas de Fabricação - BPF;
- Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) / Procedimentos Operacionais Padronizados (POP);
- Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
Noções da ABNT NBR ISO 22.000:2006 (3h)
- Sistema de Gestão da segurança dos Alimentos.
Auditoria (6h)
- Planejamento;
- Ferramentas;
- Condução de auditorias.
REALIZAÇÃO DO CURSO
Sociedade de Medicina Veterinária do Maranhão - SOMEVEMA
APOIO
FIEMA
InAgro
UEMA
CERNITAS
CRMV
Participantes do curso: O curso contou com a participação de 63 (sessenta e três) ouvintes, representando as seguintes áreas:
Técnicos da Superintendência de Vigilância Sanitária - Suvisa: Analy Cavalcante (Méd. Veterinária), Celma Soares (Médica Veterinária), Cristina Baronni (Méd. Veterinária), Claúdio Bogea (Méd. Veterinário), Denis Cordeiro (Biólogo), Graça Barbosa (Méd. Veterinária), Raimundo Nonato (Engº. Agrônomo) e Tereza Gardênia (Méd. Veterinária).
Técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária - AGED.
Professores do SENAI.
Professores da UEMA (curso de Medicina Veterinária)
Representantes de Empresa Privada.


 Professor Alexander Dornelles - Fiscal Agropecuário/MAPA/DF
 Exercício de auditoria: Este grupo se auto indicou a representar uma empresa a ser auditada, da esquerda para a direita: Prof. Efigênia de blusa preta (UEMA), Adriana (Fiscal da Visa Municipal - S. Luis), Analy (Chefe do Núcleo de Saneantes Domissanitários da Suvisa-MA.)
 Exercício de Auditoria: Este grupo representou os auditores, da esquerda para a direita: Celma (Médica Veterinária e Fiscal da Suvisa-MA), Prof. Lúcia (UEMA), Nutricionista (Responsável Técnica de Empresa Privada) e Rosélia (Médica Veterinária e RT de Empresa Privada).

Exercício de Auditoria: Este grupo representou os auditores, da esquerda para a direita: Celma (Médica Veterinária e Fiscal da Suvisa-MA), Prof. Lúcia (UEMA), Nutricionista (Responsável Técnica de Empresa Privada), Rosélia (Médica Veterinária e RT de Empresa Privada) e Viramir (Médica Veterinária e Chefe de Inspeção da AGED).
 Confraternização no fim do curso.
Confraternização no fim do curso.
 Ao centro Professor Dornelles e Carlos Moreira (Morepan)
Exercício de Auditoria: O grupo, ao fundo, representou os observadores I
 Platéia
 Em destaque, Assuero - AGED, membro do grupo que representou os observadores II. Ao Fundo Fiscais da Vigilância Sanitária, destaque Cládio Bogéa (camisa preta), Denis Fonseca (Chefe do Núcleo de alimentos), Cristina Baroni (blusa Azul) e Nelcyanne (blusa rosa).
 Restante do Grupo de observadores II
Ao fundo, Cristina Baroni e Sofia


Um comentário: