sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Operação Antibióticos

              Dando continuidade as ações da Suvisa, programadas para o ano de 2013, no dia 12/12/2013, foi realizada na Cidade de Chapadinha - MA., Uma palestra sobre a RDC N° 20 (Antimicrobianos) de 5 de maio de 2009, publicada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, destinada a farmacêuticos, Médicos e Fiscais da Vigilância Sanitária, do Município de Chapadinha e demais municípios vizinhos, a palestra foi Ministrada Pelo Superintendente de Vigilância Sanitária, Dr. Paulo Jessé Silva Gonçalves.
                Na palestra foram abordados a importância dos médicos prescritores em pre-encher de forma correta as notificações de receitas, cabendo aos profissionais farmacêuticos dispensar antibióticos somente com a presentação das receitas e aos Fiscais Sanitários o trabalho de fiscalizar, os procedimentos na aquisição e dispensação.
                 Em complementação à Palestra, proferida pelo Dr. Paulo Jessé, Duas equipes do Departamento de Registro, Fiscalização e Controle de Produtos Relacionados à Saúde - Deprod, Coordenada pelo Chefe do Deprod, Me. Raimundo Nonato dos Santos e composta pelos Técnicos/Fiscais Sanitários: Aldemir Pereira de Carvalho, Denis Fonseca Cordeiro, Luis Magno Pinheiro Castro e Pedro paulo Guterres Filho, no período de 16 a 20/12/2013, realizaram inspeções em 72 (setenta e duas) drogarias, sendo 42 (quarenta e duas) no município de Chapadinha, destas 01 (uma) teve suas portas lacradas por não possuir Responsável Técnico legalmente habilitado, mais de 80% das drogarias de Chapadinha não possuem sistema para o controle de compra e venda dos antimicrobianos; 10 (dez) no Município de Vargem Grande, 100% das drogarias não possuem sistema para o controle de compra e venda dos antimicrobianos e 20 (vinte) no Município de Itapecuru-Mirim, destas somente 10% apresentou sistema para o controle de compra e venda dos antimicrobianos.
               Em todas as drogarias em que não apresentaram sistema para o controle de compra e venda dos antimicrobianos, estes foram retirados das prateleiras e interditados em caixas de papelão, ficando sob a responsabilidade de cada responsável pela drogaria.  Aos proprietários foram repassadas informações sobre como se regularizar, o que deve ser feito na própria Visa do seu Município. Para o bom desempenho das atividades a Suvisa, contou com o apoio das equipes de fiscalização local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário