segunda-feira, 17 de junho de 2013

SES realiza oficina sobre infecções hospitalares

Trabalhando para o fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde, executado pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), fará terça-feira (18), a partir das 8h, no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Av. Jerônimo de Albuquerque s/n - Sitio do Rangedor - Calhau - São Luís), a Oficina de Vigilância Epidemiológica das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).
A oficina é voltada para profissionais das Comissões Internas de Prevenção das Infecções Hospitalares (CCIH's) das Unidades de Saúde de São Luís, Caxias, Imperatriz, Presidente Dutra, Coroatá e São José de Ribamar. Participam ainda Componentes das Comissões de Controle das Infecções Hospitalares da Suvisa e Vigilância Sanitária (Visa) de São Luís.

Na programação, palestras que apresentarão os indicadores de infecções em serviços de saúde do Brasil e Maranhão e duas mesas-redondas que discutirão com os profissionais do controle de infecção as informações sobre prevenção e controle de infecções por microorganismos multirresistentes e outras ações voltadas para a segurança do paciente nos serviços de saúde.

Segundo o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, apresentar os indicadores das IRA's do Maranhão e Brasil, é uma oportunidade de se conhecer o trabalho das Comissões de Controle das Infecções das Unidades de Saúde. "Além disso, podemos criar novas ações para garantir maior segurança do paciente. Essas Oficinas de Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares, que acontecem anualmente, compõem a política de educação preventiva dos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, com vistas a fortalecer o papel da Visa de promoção e proteção da saúde individual e coletiva", destacou Alberto Carneiro.

Para o superintendente de Suvisa, Paulo Jessé Silva Gonçalves, a atuação das CCIH's nas unidades de saúde representa um dos mais importantes instrumentos utilizados pela Vigilância para prevenir as infecções hospitalares.

"Essas comissões internas nas unidades são responsáveis pelo monitoramento e detecção de surtos, assim como deverão informar mensalmente todos os indicadores do IRAS a Suvisa", acrescentou Paulo Jessé.


Fonte: Site do Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário